Objetivo: desenvolver o hábito da autocorreção, complementando as atividades de reflexão e revisão.
Está organizado em níveis, para que aos poucos o aluno vá ganhando autonomia na correção ortográfica de seus textos. À medida que dominar completamente a correção em um nível, passe a proceder com ele no seguinte.
Combine com os alunos marcas (círculo ou grifo) para assinalar a palavra a ser corrigida. As anotações nos textos devem ser feitas a lápis, para que possam ser apagadas após a correção.
1° nível:
· Você assinala as palavras incorretas no texto do aluno, registrando-as corretamente abaixo do texto, na ordem de ocorrência dos erros;
· o aluno apaga o erro, escreve a palavra corretamente e apaga também suas correções.
2° nível:
· Você assinala os erros à margem da linha em que estes ocorreram e registra essas palavras corretamente abaixo do texto, na ordem de ocorrência;
· o aluno procura as palavras erradas na linha assinalada e corrige-os como no procedimento anterior.
3° nível:
· Você assinala as palavras incorretas no texto do aluno, registrando-as corretamente abaixo do texto, em ordem alfabética;
· o aluno localiza-as e procede à correção, como nos níveis anteriores.
4° nível:
· Semelhante à anterior, só que você assinala as palavras incorretas na margem; o aluno procura as palavras incorretas e corrige-as, como nos procedimentos anteriores.
5° nível:
· Você não assinala as palavras incorretas, mas registra-as corretamente em ordem alfabética, abaixo do texto,
· o aluno procura as palavras incorretas, a partir da lista que você fez, e corrige-as no seu texto, como nos procedimentos anteriores.
6° nível:
· Você assinala as palavras incorretas nos textos do alunos, mas não as registra abaixo dos textos; anote os erros de todos os alunos e registre-os na lousa em ordem alfabética;
· os alunos corrigem as palavras assinaladas consultando a lista feita na lousa.
7° nível:
· Você assinala as palavras incorretas na margem dos textos; os alunos procuram as palavras erradas em seus textos e procedem como no nível anterior.
8° nível:
· Você faz uma lista das palavras incorretas encontradas nos textos dos alunos, registrando-as na lousa em ordem alfabética, mas não as assinala;
· os alunos procuram na lista da lousa para ver quais as palavras que devem corrigir em seus textos.
9° nível:
· Você assinala as palavras incorretas nos textos dos alunos e pede-lhes que procurem no dicionário, para corrigi-las; os alunos apagam os erros, bem como as marcas feitas, e corrigem-nos.
10° nível:
· Finalmente, você apenas faz marcas à margem do texto onde houver incorreções e os alunos identificam a palavra errada, consultando o dicionário para corrigi-la.
* Esta seqüência não impede que o professor apresente o dicionário desde o início e ensine como procurar para resolver as dúvidas de ortografia.
(Fonte: Ensinar pra valer / Português / Prefeitura do Rio de Janeiro)
Nenhum comentário:
Postar um comentário